Doce berço

Quiz Deus que a beleza,
Fosse também simplicidade;
Quiz ainda que a grandeza
Fosse rosto da humildade.

A freguesia de Guisande,
Porque simples se acena
É pequena sendo grande
E grande sendo pequena.

Guisande, belo ninho, doce lar,
Onde morrerei, nasci e cresço,
Guisande, terna mãe a embalar
O seu menino em doce berço.

Ó minha aldeia pequenina,
Torrão verde e fecundo,
Que Deus me deu por sina,
Ter raízes bem no fundo.

Ouço o vento e ele é voz,
Sussurrando entre pinhais,
Memórias de meus avós,
Lembranças de outros mais.

Gente amiga, já partida,
Num adeus, num até breve,
As lágrimas da despedida
Mitigam a sede a quem as bebe.

Guisande, jardim que se abre,
A meus cuidados a meu carinho.
Qual ramo onde a pequena ave
Escolhe p´ra poiso de seu ninho.

Guisande de outras memórias
Berço e campa de boa gente.
Simples mas gratas as glórias,
Do passado feito presente.



Américo Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário

O autor optou por moderar os comentários.